Magnésio: muito além do que você imagina
- Juliana Andreini
- 2 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Magnésio é um mineral essencial para a vida. Podemos obtê-lo por meio de uma alimentação balanceada e/ou suplementação, quando houver necessidade.
Existem alguns alimentos chave que são fontes de magnésio como abacate, carnes, nozes, semente de abóbora, grão de bico, aveia, beterraba, vegetais verdes, entre outros.
Dentre os alimentos que mencionei, fonte de magnésio, os mais biodisponíveis são as sementes, oleaginosas e folhas verdes.
É interessante consumirmos fontes de magnésio da forma mais natural possível, sendo que preparações cruas, cozinhas ou no vapor são as melhores opções para obtermos quantidade mais elevadas deste mineral.
Além disso, a suplementação, na maioria dos casos, é mais que bem-vinda. Gosto de dizer que é um mineral coringa para a maioria das pessoas!
E, afinal, quais benefícios?
Veja só...
Benefícios do magnésio:
- Bem-estar e relaxante
Esse mineral atual na formação da serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
- Saúde óssea
Atua na regulação da entrada e saída de cálcio, controlando o metabolismo de cálcio para manutenção da homeostase sanguínea e na adequação da formação da matriz óssea. Além disso, o magnésio também atua na ativação da vitamina D, importante para a absorção de cálcio pelos ossos.
- Metabolismo da glicose
Participa metabolismo da glicose e na secreção de insulina como cofator de receptores de insulina. Pessoas com diabetes, por exemplo, podem se beneficiar desse mineral.
- Sintomas da menopausa
A deficiência de magnésio é relacionada aos sintomas de menopausa, já que é um mineral que altera a ativação de vitamina D associada à interação de hormônios como o estrogênio, capaz de alterar e levar aos sintomas mais comuns da menopausa.
- Controle da pressão arterial
O magnésio é antagonista do cálcio natural e atua tônus vascular da pressão arterial e do fluxo sanguíneo periférico.
Comments